As 1.728 câmeras de monitoramento instaladas pela Prefeitura de Joinville no município estão auxiliando a solucionar diversos crimes.

Só nos últimos meses, as câmeras do Joinville Sempre Alerta foram fundamentais na investigação de três graves crimes, entre outros delitos.

Um dos presos é um homem acusado de cometer uma série de estupros em Joinville, entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano. Os aparelhos captaram o momento em que uma das vítimas entrava no veículo dele.

Outro caso em que as câmeras ajudaram o trabalho da polícia foi o do homicídio que ocorreu na Estrada Dona Francisca, no dia 30 de janeiro. Foram gravadas imagens do crime e foi possível acompanhar o deslocamento do veículo do suspeito do assassinato por Pirabeiraba, possibilitando sua identificação.

E no dia 8 de fevereiro, as câmeras identificaram o veículo usado em um atropelamento que causou a morte de um motociclista na rua Pavão. Dessa forma, foi possível chegar até o suspeito, que foi preso em flagrante.

“E as câmeras já impactam significativamente na redução de outros crimes. No ano passado, houve uma queda de 42% no furto e roubo de veículos em Joinville, em relação a 2022, quando ainda não haviam sido instaladas essas câmeras”, afirma o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.

Com o Joinville Sempre Alerta, em 2023 a cidade recebeu a instalação de 1.728 câmeras de monitoramento em 470 pontos estratégicos. O acesso às imagens é da Guarda Municipal e Detrans, mas também das Polícias Militar e Civil e todos os órgãos de segurança que precisarem para combater a criminalidade e realizar investigações.

Segundo o delegado regional da Polícia Civil, Rafaello Ross, a investigação policial requer o apoio da tecnologia para alcançar resultados eficazes.

“As câmeras de monitoramento do programa Joinville Sempre Alerta representam uma ferramenta essencial nesse contexto. Com qualidade e velocidade, as informações captadas pelas câmeras são compartilhadas entre as forças de segurança, permitindo uma colaboração mais estreita e uma resposta mais rápida no combate à criminalidade. Além de servirem como um poderoso elemento dissuasor para potenciais criminosos”, explica o delegado.

Para o comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Márcio Leandro Reisdorfer, o Joinville Sempre Alerta tem ajudado muito o trabalho da Polícia Militar, na cidade.

“Foi importante para a elucidação de algumas situações relacionadas à ordem pública. Com base nas imagens captadas pelas câmeras, efetuamos diversas prisões em flagrante de cidadãos infratores, nos mais diversos crimes. Principalmente em crimes ligados ao trânsito e até em casos de crimes contra o patrimônio e contra pessoas. Também usamos esse sistema para coleta de informações e planejamento das nossas operações”, aponta o coronel.

Fonte: https://ocp.news/geral/cameras-de-monitoramento-auxiliam-forcas-de-seguranca-a-desvendar-crimes-em-joinville